domingo, 30 de novembro de 2008

Quindão

Quindão

· 400g de açúcar

· 1 coco fresco ralado

· 15 gemas (de preferência ovos caipiras)

· 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

· manteiga sem sal para untar a forma

· açúcar para polvilhar a forma


Modo de preparo:

Aqueça o forno a 180°C. Ponha todos os ingredientes numa vasilha e misture com uma espátula. Coloque em uma forma média untada com bastante manteiga e polvilhada com açúcar. Cubra com papel alumínio e asse em banho-maria (com a água quente) por aproximadamente 20 minutos. Retire o papel alumínio e asse por mais 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme quando ele estiver totalmente frio.

ou


1 coco fresco ralado
12 gemas
2 ovos inteiros
3 ½ xíc. de açúcar refinado( eu coloco somente 3 xícaras)
60g de MARGARINA, não coloque manteiga
Açúcar e manteiga para untar
Glucose de milho ( pode usar o KARO ou o golden syrup)

Rale o coco não usando a parte muito fina nem a muito grossa do ralador. Reserve.

Numa bacia coloque as 12 gemas e os 2 ovos inteiros e bata bem com o auxílio da batedeira por uns 10 minutos, até ela ficar branquinha e cremosa.( Se tiver a batedeira kitchen aid vai fazer bom proveito dela). Coloque o açúcar e bata por mais uns 10 minutos até ele desmanchar. Depois de bater bem, acrescente a margarina e bata mais um pouquinho. Verás que a massa começa a murchar. Pare de bater e junte o coco ralado e misture bem. Não precisa bater ok?

Pegue uma forma para pudim ou de preferência uma forma para couscus e unte com MANTEIGA ( agora precisa ser manteiga, não use margarina senão não conseguirá desenformar direito). Depois de untar, polvilhe bem a forma com açúcar (tipo quando a gente faz bolo e usa farinha). Depois de polvilhar com açúcar, coloque duas colheres de glucose de milho ( karo ou golden syrup) no fundo da forma.

Coloque a massa na forma e deixe descansar por 1h e meia.

Depois de descansada, coloque no fogo médio para cozinhar em banho maria por uns 50 minutos a 1hora. Cuidado para não colocar muita água pois poderá entrar na forma do quindão. ( Para ver se está cozido, eu abro a tampa da forma e vejo se o coco que ficará por cima está seco.)

Se estiver cozida, vamos para a última parte que é o banho maria no forno para corar o coco. Coloque a forma sem a tampa, dentro de uma travessa com um pouco de água e leve ao forno por uns 10 minutos, até que o coco comece a dourar.

Retire do forno e deixe esfriar.

Quando estiver morno, desenforme o quindão e coloque numa travessa. Delicie-se.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é muito importante para mim!!
obrigaduuu !!