segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Cesariana...parto normal...Duvidas de uma Gravidinha de 1ª viagem



Ontem assisti a Gisele Bundchen no fantástico e achei muito legal tudo o que ela contou do seu parto, que a cada contraçao ela estaria mais próxima de seu bebe.
Isso me fez pensar e me questionar o que eu quero?!?!
Sei que muitas vezes a cesariana é necessária e menos ate preocupante, mais e parto normal?!?
Se soubéssemos como seria, era mais fácil decidir; eu é que não gostaria de ficar 8 horas em trabalho de parto, mais tbm tenho medo de cesariana, por ser alérgica e sei la o que pode acontecer...
Minha Ginecologista confino nela plenamente mais ... Não sei ... rsrsr
São tantos pós e contras de cada tipo de parto, que a pessoa fica na duvida, queria que alguém pudesse decidir por mim, mais será só eu quem vai sofrer as consequencias de uma ou outra escolha.
Nao posso mentir que ja tenho uma em mente, Cesaiana, mais sera a melhor??
sera que eu nao conseguiria um parto normal?
E voltamos a estaca zero novamente ...

Enquanto isso, ai estao algumas dicas para tornar o ambiente da cesariana menos frio:


1. Se possível, permanecer algumas horas em trabalho de parto antes de realizar a cirurgia;

2. Pedir para que estejam apenas as pessoas indispensáveis na sala de operações e que estas façam silêncio, evitando assuntos despropositados;

3. Havendo esse desejo, pedir para ser colocada uma música suave e em volume baixo, ou cantar para o bebé (por que não?!);

4. Durante a administração da anestesia, o pai pode participar dando apoio físico e emocional, colocando-se de frente para a mãe e apoiando os seus ombros. Neste momento, o casal pode aproveitar para se olhar nos olhos numa atitude de cumplicidade e trocar palavras de carinho;

5. Depois da anestesia, o pai pode permanecer de mãos dadas com a mulher ou simplesmente ficar junto dela;

6. Confirmar se é política do serviço prender os braços da mãe durante a cirurgia e pedir para que tal não aconteça;

7. Quando o bebé nasce, o foco de luz deve ser retirado do ventre materno e todas as luzes devem ser reduzidas para não ofuscar o recém-nascido que está a sair de um ambiente escuro;

8. Imediatamente após o nascimento, a criança deve ser colocada sobre o ventre materno para sentir o calor da mãe e, se possível, ali permanecer até o cordão deixar de pulsar e a cirurgia terminar;

9. Se o pai se sentir à vontade poderá cortar o cordão umbilical, tomando as devidas precauções indicadas pelo médico;

10. Se possível, realizar uma massagem suave no bebé ao colo da mãe;

11. Evitar submeter o bebé a intervenções desnecessárias (aspiração e administração de colírio);

12. Se a mãe estiver desconfortável com o bebé no peito, o pai poderá segurá-lo e massajá-lo;

13. Pedir ao anestesista para que não administre nenhum sedativo à mãe. Desta forma ela estará mais activa.

Fonte: Amigas do Parto (www.amigasdoparto.com.br)

2 comentários:

  1. Oi, Ana!
    Com quantos meses de gravidez você está?
    Tive meus filhos de parto normal, sem contratempos.
    Estou aguardando a resposta do e-mail que te mandei.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Tive dois filhos de parto normal e uma semana depois fui madrinha de casamento. Quanto aos bebes nasceram sem problema algum.
    Vim convidá-la para participar do 1º sorteio do blog Amiga da Moda. O brinde é muito fofo, são cadernos com capa do cartoon Babelle, que está chegando ao Brasil. Por favor, divulgue o sorteio.
    http://amigadamoda.blogspot.com

    Kinha

    ResponderExcluir

Seu comentario é muito importante para mim!!
obrigaduuu !!