terça-feira, 29 de junho de 2010

Frango Ensopado com Ora-pro-nobis

Estávamos com saudades de comer um franguinho ensopado com ora-pro-nobis!!
Meus pai que através de nós tem um monte plantado, domingo nos trouxe um carregamento, e para não estragar, hoje meu marido foi novamente para o fogão!! Claro com supervisão (pouca) minha ele fez tudo e ficou MARRAVILHOSO!! Fez uma massinha junto para acompanhar e ficou aquele prato que a pessoa come e se suja toda de molho !! rsrsrsrs delícia!!


Pra quem não conhece ora-pro-nobis:
Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata), do latim "rogai por nós", é uma cactácea, um cacto trepadeira, com folhas.

Dizem que seu nome foi criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava: Ora pro nobis. É um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves. Usa-se como o orégano, em forma de folha seca e moída. Também usada no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional no combate à fome.

Típico de Minas Gerais, essa planta nos foi apresentado por um querido amigo Marcos Gonsa, ele na época fez umas costelinhas de porco ensopada , e nos apaixonamos... eles nos deu umas mudas e na outra casa plantamos mais agora que nos mudamos ficamos sem a planta ainda bem que meu pai tbm plantou e muitas mudas pq ele adorou, seu sabor marcante é de arrasar qq franguinho !!


Frango ensopado com Ora-pro-nobis

1 Kg de frango (usamos sobre coxas ) mais pode ser usado um frango inteiro
2 cebolas
2 tomates
1 lata de tomate pelato
louro
pimenta calabresa
pimenta do reino
colher de açúcar
sal a gosto
1/5 litro de água 
2 maço de ora-pro-nobis

Modo

Frite o frango já salgado,com uma colher de chá de açúcar para caramelizar, deixe bem dourado, reserve.
Refogue a cebola em cubos,  depois o tomate, e depois acrescente o louro, as pimentas e o tomate pelati picado, água e o frango . Cozinhe até reduzir a metade ou dar uma engrossada. adicione a Ora-pro-nobis deixe cozinhas mais 5 a 10 mim.
Sirva com Massa  ou polenta .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é muito importante para mim!!
obrigaduuu !!