quarta-feira, 14 de julho de 2010

Bebes de 2 Meses


Para o seu bebê de 2 meses

Os brinquedos são estímulos importantes

Estes estímulos, nomeadamente os brinquedos apropriados à idade, constituem uma fonte de excitação para o bebé, que começa a observar de forma mais demorada e atenta cada um dos objectos que colocamos no espaço envolvente. Assim, na interacção com o bebé, mostre-lhe de forma directa tudo o que o rodeia. Coloque o bebé sobre almofadas e até mesmo ligeiramente levantado, disponibilizando-lhe um conjunto diverso de brinquedos apelativos. Deitada de costas no chão, com pernas flectidas, pode deitar o bebé sobre as suas pernas e brincar com ele. Se preferir, pode também sentar-se com as pernas cruzadas em posição perpendicular ao bebé, de fronte. Se tiver uma bola grande, pode debruçar o bebé sobre a mesma.

Para aumentar o carácter apelativo dos objectos, estes devem ser coloridos e apresentarem uma textura macia, para que o bebé possa começar a tentar agarrá-los e apalpá-los.

Reforce as reacções de alegria e / ou entusiasmo, mesmo que, para o efeito, precise de reagir de forma aparentemente exagerada.

Cante ou represente histórias infantis

Com o objectivo de promover reacções fundamentalmente emocionais, pode representar canções ou pequenas histórias infantis, tocando no bebé à medida que o faz. As histórias devem implicar gestos e expressões e, sempre que possível, movimentos específicos de interacção, como sejam, fazer cócegas nos pés, tocar na barriga, mexer na mão, levantar o braço ou pé, … Estes movimentos, além de permitirem desenvolver a sensibilidade dos membros do bebé, facilitam a interacção pais-filhos e promovem a sensação de suporte social e carinho da parte dos pais. Para representar histórias, pode utilizar uma luva colorida, com a ponta dos dedos cortada de modo a que estes fiquem parcialmente de fora; utilize-a para tocar no bebé, para o acariciar, permitindo mesmo que ele toque na luva e explore a sua textura.

Facilita o desenvolvimento motor

Nesta idade, o brincar pode ainda facilitar o desenvolvimento motor. Com esse objectivo, pode estimular gradualmente as suas pernas e os braços, com movimentos cada vez mais amplos. Pegue numa perninha ou em ambas e faça movimentos delicados e suaves, encolhendo e esticando-as.



* Ele chuta e balança os bracinhos quando está animado. Faz os mesmos movimentos que usará mais tarde para andar. É mais fácil erguer as pernas quando estiver deitado.
* Ele sorri diretamente para as pessoas e espera a sua vez de se expressar nas "conversas".
* Pode aprender que uma coisa pode acontecer depois de outra.
* Aprende a fazer com que as coisas aconteçam.
* Pode localizar um som na sua frente, mas não atrás. Ele se volta para o lado certo quando ouve um som, mas não o localiza.

Mantinhas de atividades

Por que o seu bebê vai se divertir com esse brinquedo:

Nessa fase, os braços e as pernas do bebê estão sempre em movimento. Ele chuta, agarra, bate ou puxa os brinquedos e, talvez, tente até engatinhar. Uma mantinha macia e cheia de apelo visual, texturas diferentes e atividades movimentadas podem satisfazer as necessidades motoras e estimular seus sentidos, desafiando as habilidades cognitivas. Tudo isso em um local muito confortável!


O que você pode fazer para ajudar ainda mais o seu bebê:

* Como uma mantinha de atividades, esse brinquedo possui formas divertidas de recompensar as tentativas de interação da criança. Posicione o bebê no acolchoado, de forma que ele possa alcançar os brinquedos presos na barra, batendo ou chutando-os.

* Ajude a criança a fazer a relação entre causa e efeito, descrevendo os brinquedos e imitando alegremente os sons dos animais.

* Acrescente mais variedade à brincadeira e fortaleça a capacidade de memória, mudando os brinquedos de lugar de vez em quando.



Toda criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e faz suas conquistas em diferentes ocasiões. Os destaques mencionados neste website têm o propósito de orientar apenas. Se tiver alguma pergunta sobre o desenvolvimento da criança, consulte o seu médico

Um comentário:

  1. Oi Ana !

    Como vão as coisas ? e a fofinha como está .....te mandei um e-mail semana passada , vc recebeu ? bjs
    Adri

    ResponderExcluir

Seu comentario é muito importante para mim!!
obrigaduuu !!